domingo, 2 de setembro de 2012

Carne Seca à moda de Minas


Eu não sei se você nasceu em Minas, como eu. Ou, se não nasceu, mas gosta de uma comidinha bem caseira, sem essas frescuras de hoje (cozinha molecular...ehehehe). 
De repente,  você procura em restaurantes, congelados, ou até mesmo receitas para tentar fazer algum prato de que tem saudades.  Mas não acha!!! 
E fica com essa cara aqui, ó:
 



Carne seca, por exemplo...
As receitas falam em carne seca desfiada, frita, assada, escondidinha com purê, etc e tal. Ficam gostosas sim, mas eu acho que ficam muito salgadas, ou muito secas!  E quando você quer comer ensopadinha, lá vem as receitas de carne seca com abóbora...
Gosto com abóbora também, mas em Minas se come com batatas.  A batata tem a vantagem de que, se a carne seca não dessalgar bem, ela absorve o sal, e fica tudo perfeito!
Não se preocupe muito se vai comprar Carne Seca ou Carne de Sol, o sabor e a maneira de fazer são os mesmos!


Acho que já te disseram que preparar Carne Seca dá um trabalhão!!!  E você ficou desanimado, não é?  Mas vou te passar as dicas certas para o seu prato ficar um sucesso! Sem enganação e sem complicação!


Vamos no passo a passo:

1 - De véspera, compre em pacotes de 500g, são mais saudáveis do que os vendidos em mercados, cortados na hora (as peças ficam penduradas ou mal armazenadas, fuja disso!).  

2 - Á noite, corte a carne seca em cubos. Se gostar da gordura, não retire, Se não gostar, retire, mas deixe uns dois pedaços com gordura, para que amacie e não fique muito seco o prato.  Lave bem em água corrente, uns 5 minutos. Deixe em uma bacia com água na geladeira,  até o dia seguinte.

3- Antes de preparar, ferva uma chaleira de água com o suco de meio limão. Escorra a água que está na carne seca. Jogue a água fervendo e deixe por uns 2 minutos. Escorra bem.

(um erro comum no preparo da carne seca é cozinhá-la em água e depois de cozida juntar os legumes, alho e cebola; a carne deve ser refogada com alho antes de cozinhar, ou ficará apenas com gosto de sal)

4 - Em panela de pressão, coloque 2 colheres de sopa de óleo e refogue 3 dentes de alho amassados (não coloque sal). Quando o alho estiver dourado, junte a carne seca bem escorrida e refogue bem. Cubra com água, de acordo com as instruções de sua panela de pressão e deixe cozinhar por uns 20 minutos, contados a partir da fervura. Se você cortou pedaços bem pequenos, uns 15 minutos bastam. Após o tempo, desligue o fogo, esfrie um pouco a panela debaixo de água corrente, e quando a válvula não estiver mais fazendo nenhum barulho ao ser levantada, pode abrir sem medo. Com um garfo, veja se a carne está macia.

5 - Junte as batatas cortadas em 1/4, 2 tomates, pimentão picado, cebola e pimenta a gosto. Tampe a panela com uma outra tampa, não mais a de pressão e cozinhe. Se a água secar tudo, coloque mais um pouco. Quando as batatas estiverem macias, prove se está bom de sal e pimenta. Se estiver, jogue cheiros verdes picados, tampe e deixe por 5 minutos.

E é só servir... Se quiser acompanhe com couve picadinha e arroz branco!


Você achou difícil? Complicado? Não, né? 
Pode ficar com os créditos... ehehehe 



Nenhum comentário: