sexta-feira, 23 de maio de 2008

Como arrumar a mesa?

Olá....
O feriado já passou e é hora de voltarmos ao dia a dia...
Um amigo me perguntou se é realmente importante, ao receber visitas para um almoço ou jantar, arrumar a mesa daquele jeitinho certo, cada coisa em seu lugar.

Vemos na tv, nas revistas, aquelas mesas lindas, que parecem ter tomado horas para a arrumação.
E vemos também mesas simples, para duas pessoas, arrumadas de um jeito informal, mas com muito charme. Algo assim:


Em primeiro lugar, temos que ver o seguinte ponto: que tipo de almoço ou jantar você vai servir?
Sim, porque desse ponto em diante é que podemos responder aquela pergunta.
Se você vai receber pessoas mais "formais", então é melhor arrumar a mesa com requinte. Ou vão rir de você até o final do ano, no mínimo.
Mas se vai receber pessoas mais íntimas, algo assim informal... então vale o bom gosto (esse não pode faltar).

Algumas dicas que podem ajudar:

As ocasiões podem ser de três tipos: formal, informal e dia a dia.

1 - Ocasião formal:


Se a ocasião pede uma certa formalidade, vamos começar pela toalha: não deixe por menos, ela deve ser de linho ou renda (guardanapos idem, e dobrados com arte). Os talheres devem ser de prata ou com cabos de porcelana. E os copos devem ser de cristal.

Sobre a mesa, um arranjo de flores (flores naturais, nunca de plástico!!!). Se o jantar for muito chique, coloque as plaquinhas com os nomes dos convidados, separando os casais e intercalando homens e mulheres.

Os pratos devem ser de porcelana: o prato raso você vai colocar ao centro, de frente ao assento de cada pessoa. O prato fundo ficará em cima do raso.
O pratinho para o pão deve ser colocado à esquerda do prato raso, acima dos garfos e, caso o que for servido precise da ajuda dos dedos, vem à lavanda acompanhada de uma toalhinha. E atenção, os convidados lavarão apenas as pontas dos dedos.

Os garfos ficam à esquerda do prato, sendo o mais próximo o de carne e o mais afastado o de peixe. As facas serão colocadas à direita do prato, com a lâmina voltada para dentro. A colher de sopa fica do lado direito depois da faca.

Os copos (de cristal): o de água é colocado bem em frente ao prato, bem no centro. As taças de vinho ficam à direita do copo para água, em primeiro lugar a de vinho tinto e depois a de vinho branco (se o cardápio tiver algum prato que deva ser acompanhado por este último, é claro).
Se for servir champanhe, acompanhando a sobremesa, a taça (flute) deverá ser colocada à esquerda do copo para água.

Se ficar em dúvida de qual talher ou copo usar, lembre sempre de que o serviço acontecerá de fora para dentro e talheres e copos serão retirados à medida que forem sendo usados.

2 - Ocasião informal:


Para a arrumação informal, a toalha pode ser de cambraia ou algodão, os pratos serão mais simples, de vidro ou louça. Se a refeição for algo como uma feijoada, nada mais apropriado do que pratos rústicos.

Os talheres podem ser de inox ou aqueles com cabos coloridos.

Os copos poderão ser de vidro. A baixela será de inox.

Ao centro da mesa um arranjo de flores mais simples, ou de frutas da estação, como se está usando há algum tempo na Europa.



3 - Dia a Dia:

A mesa do dia a dia é a mais simples, mas merece alguns cuidados.


A toalha pode ser de lonita ou tecido, ou mesmo os práticos jogos americanos. A louça será simples, o faqueiro pode ser de inox ou fantasia, a baixela também de inox e os copos de vidro. Há jogos lindos para o dia a dia em acrílico colorido, com pratos e copos de design moderno, que dão um ar descontraído à mesa.

O importante é você parecer natural, descontraído (mesmo que não esteja...).

O dono da casa não pode parecer nervoso, preocupado com detalhes, isso pode dar a impressão de falta de atenção ao que os convidados falam. Faça uma cara alegre e... improvise, se algo não sair 100% como o planejado.

Bjss

5 comentários:

Anônimo disse...

Caramba... apredi tudo o q precisava pra hj. Brigaduuu!

Fashion News Diadema disse...

Nossa, vc salvou a minha vida pra um jantar que vou dar em casa hj!! valeu!!
Adoooooooooooooooro...bjim!!

Thalita Andrade disse...

e você salvou a minha vida para um almoço que irei fazer hoje rsrsrs, amei a primeira dica, bem simples e muito bonita !!!

estou seguindo o blog, segue o meu se puder..

beijinhos, Thalita Andrade.

http://vivemospelafe.blogspot.com/

Anônimo disse...

Maravilha,seu material é simples e elegante. Entre no meu site: mirtes@espacoemharmonia.com
Um abraço,
Mirtes Ferreira

Maristela Sousa disse...

Adorei esses pequenos detalhes do dia a dia, são muito necessários!!acabei de tirar algumas duvidas. Obrigada!