quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Natal simples...

E aqui estamos nós de novo... agora falando um pouco do Natal!

Alguns gatinhos que seguem este humilde bloguinho me escreveram, sem muito ânimo para as festanças do Natal.

Quem passa a ceia em família pequena fica mesmo desanimado em fazer muitas coisas.
Mas não podemos pensar assim. Mesmo quem tem uma família de 2... ou de 3, como a minha, merece uma ceiazinha mesmo simples, e que não dá tanto trabalho quanto você está pensando.

O importante é fazer uma listinha com tudo o que você vai precisar. Para não sair correndo atrás de um ingrediente na última hora.

Faça algo simples. O importante é estar bem feitinho, com ótimo tempero. E você estar com um graande sorriso! Natal não combina com cara de cansaço...

Se optar pelo tradicional Perú, não se esqueça de descongelar desde a véspera, dentro da geladeira, mas não no congelador. Retire da embalagem e siga as instruções.
Não vale esquecer que os miúdos vêm em um saquinho plástico, dentro do perú...
Retire, tempere e cozinhe para a farofa.
O perú coloque no forno umas 6 a 8 horas antes da ceia. Tem que esfriar um pouquinho para fatiar.
Comece cobrindo com papel alumínio, depois de colocar em um tabuleiro e besuntar o perú com margarina. Coloque 1 copo e meio de água no tabuleiro.
Se você gosta de um temperinho caseiro, coloque mais um pouco de alho socado e sal, e pimentinha do reino. O tempero que vem com ele é muito light...
Depois de 1 hora e meia, retire o papel alumínio e deixe ir assando até o termômetro subir. Se preciso junte um pouco de água para o tabuleiro não secar.
Depois de bem assado, comece a decorar.

Quer uma decoração simples? Em uma bandeja laminada, enfeite com celofane vermelho e verde, fazendo umas preguinhas e fixando com fita adesiva.
Coloque no meio o perú.
Enfeite com frutas a seu gosto. Eu optei aqui pelas uvas verdes e pelas carambolas maduras, cortadas no sentido do comprimento, para que as fatias fiquem no formato de estrelinhas.



Para acompanhar, um arroz branquinho...

E uma farofa bem temperada, feita com bacon em cubos, os miúdos em pedacinhos, passas e azeitonas.


Decore a mesa de forma simples também. Basta uma toalha bonita, um arranjo de flores (naturais, é claro), rosas e avencas, que você enfeita com um laço de camurça e um cordão de bolinhas douradas, e pronto!



O importante é o perú estar bem temperado, suculento, e tudo o mais estar gostoso.
A sobremesa, se não quiser ter mais trabalho, num calor desses, bem pode ser um delicioso pote de sorvete.


E no mais, todo mundo sorrindo, com Paz e alegria. Porque a data, a festa para 100 pessoas ou a ceia simples para 3... isso são apenas detalhes.
O Natal de verdade tem que estar no coração... na maneira de viver, curtir esse momento único, e principalmente na maneira de ver o outro.
Bjs e ótimo Natal a todos!!!

Nenhum comentário: