terça-feira, 27 de novembro de 2007

Feijãozinho de todo dia

Hoje em dia muita gente não faz feijão em casa, ou faz só de vez em quando, quando tem visita, quando bate a vontade de comer aquele feijãozinho da mamãe....não dá mais pra aguentar...
Mas essa estória de que fazer feijão é bicho de 17 cabeças é estória mesmo. Fica tudo muito simples quando a gente pega o jeito.
Existem diversas maneiras de fazer o feijão nosso de (quase) todo dia, cada um tem sua receita. Eu vou colocar aqui a minha maneira, a maneira que se faz aqui nas Gerais, e olhem que Minas tem tradição em comidinhas caseiras que são show de bola.
Mas, se alguém não gostar, não se desespere, toda receita na cozinha pode ser mudada, ou melhor, personalizada. Quem não gostar de cebola, tira a cebola. Quem não gostar de louro, esquece de comprar. Importante é não pagar mico e ir buscar feijão na casa da mamãe...

E... vamos ao feijão!
Em primeiro lugar, tem as preliminares. É claro, sem elas não tem o prazer de ver o prato prontinho, fumegante, cheirosinho! Então, preste atenção nestas 2 coisinhas básicas que ninguém ensina:

1) Não compre 10 pacotes de feijão se vc mora sozinho ou com apenas mais uma pessoa. Feijão estraga rápido, os grãos caruncham, ficam murchos, com manchas, e ao cozinhar fica amargooooso!!! rsss

2) Arrume também uma xícara para medir. Se tem 2 pessoas na casa, o ideal é cozinhar uma xícara. Depois de cozido, coloque em um recipiente tampado, na geladeira (se descongelar a geladeira, jogue o feijão fora, vai ficar azedo!). Tempere a metade e deixe o restante para quando acabar a primeira metade. Não tempere tudo de uma vez, perde o sabor no esquenta-gela-esquenta.


*** Tem diversos tipos de feijão. Os 2 mais comuns e fáceis de encontrar são:
O carioquinha

E o conhecido feijão preto

Vamos começar a preparar?

Separe: 1 ou 1 1/2 xícara de feijão - 2 dentes de alho - 1/2 cebola pequena picadinha - sal - 100g de bacon cortado em cubinhos - 3 colheres de óleo - 1 folha de Louro (se gostar).

1 - Escolha o feijão. Muita gente acha que é só abrir o saquinho e mandar ver! Parece tão limpinho né? Mas não é! Por mais "tipo 1" que o feijão seja, sempre tem o que jogar fora. Mas o que vc vai procurar para jogar fora? Grãos como os da foto abaixo: amassados, com manchas como ferrugem, brotados, furados (carunchados). Ah.. e também pedrinhas, pedaços de palha, tudo isso vem no meio, é bom prestar atenção. Uma mordida em pedra de feijão custa um dente!

2 - Isso de deixar feijão de molho de véspera é crendice. Pode ser que amoleça e facilite o cozimento, mas... deixa o feijão desbotado. Só serve para o feijão preto, que é mais duro (e não vai desbotar, vai continuar sendo preto).
Uma hora antes de cozinhar, lave bem o feijão, escorra a água e coloque de molho em água limpa. A água deve cobrir o feijão 2 dedos acima. Coloque as folhas de louro e deixe por 1 hora de molho. Ele vai inchar, é assim mesmo.


3 - Passada 1 hora, coloque na panela de pressão e junte as folhas de louro (se gostar - se não - esqueça).



4 - Cubra de água o feijão na panela, uns 4 dedos acima do feijão. Quando se passar 20 minutos, retire a panela (tampada) do fogo, coloque debaixo da torneira para esfriar. Quando vc suspender a válvula e não sair mais vapor, pode abrir a panela e conferir se o feijão está molinho ou precisa voltar para o fogo (se precisar, coloque mais um pouquinho de água).

5 - Cozinhou? Então tampe a panela com uma tampa comum e deixe por uns 10 minutos, esse descanso garante uma cor mais vermelhinha.

6 - Agora vamos ao tempero. Separe tudo e deixe pronto para usar, inclusive deixe a cebola batidinha e o alho amassado.


7 - Coloque o óleo na panela em que vai temperar o feijão e deixe esquentar um pouco.


8 - Jogue o bacon, a cebola, o sal e o alho e deixe dourar um pouco, mexendo sempre.


9 - Despeje a quantidade de feijão que vai temperar (metade do cozido). Pegue o amassador de feijão
e amasse 1/4 do feijão, só para que o caldo engrosse. Se amassar muito, o feijão vai virar uma papa. Se amassar pouca quantidade, o caldo vai ficar ralo e aguado.



7 - Coloque água (2 dedos acima do nível de feijão), e deixe ferver. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe assim até o caldo engrossar. Confira o tempero e acrescente mais sal, se quiser.

*** Importante: A mesma marca de feijão pode variar de um pacote para outro. Isso, porque o feijão recém embalado (novo) costuma ficar desbotado ao ser cozido. E o feijão já embalado há um certo tempo fica mais vermelhinho. Não dá pra saber. Se ao temperar, perceber que está muito desbotado, coloque uma colherinha (tamanho colherinha de café) de extrato de tomate, ou, se preferir, colorífico em pó.
Se gostar, use 1/2 cubo de caldo de Costela, de Picanha, Carne, etc. Mas, nesse caso, diminua o sal, porque o caldo já contém sal.

7 - Quando o caldo engrossar, está pronto o seu feijão:


Gostaram? Vai fazer sucesso! Quem tiver alguma pergunta, deixe o e-mail nos comentários, que respondo.
Bjinhos e até a próxima!




4 comentários:

Anônimo disse...

Está ótimo seu blog, parabéns! Sou recém-separado, moro sozinho, e estou cansado de comer comida de self-service. Decidi dar um jeito de aprender a fazer pelo menos o básico. O dificil é encontrar alguém que explique assim como você, tão explicadinho e com tanto bom humor! Obrigado! Vou vir sempre visitar seu blog, gostei muito! Abraços!

*Morena Bi* disse...

Oláaa...Tenho uma duvida,me ensinaram a cozinhar o feijão sem necessidade de deixa_lo de molho...Porem outras pessoas já me disseram que o molho é bom deixar pois diminui os gases causados por ele...É verdade???Enfim,eu cozinho e tempero tudo com alho,cebola e bacom,porém não me lembro se me disseram que usando só o alho ou só a cebola tem menas chance de azedar o feijão logo?É verdade ou não tem nada a ver?Posso usar os dois???Não faço almoço só janta e cozinho o feijão para 2 dias...Ou seja 2 jantas...No dia comemos fresco e já temperado e no dia seguinte eu só esquento está correto???Aguardo...Obrigada.Abraços!!!

Professor Fabiano Xavier disse...

feijão com bichinhos pode ser cozidos???
Tem problema ou é melhor jogar fora??/

Escrevendo na Pele disse...

Olá!

O seu blogue me deixou com água na boca! Parabéns pela culinária simples e fácil! Um beijão!