segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Como se comportar à mesa

Olá meninos......tudo bem? Espero que sim!
Hoje quero falar de um assunto que algumas pessoas têm me pedido: Como se comportar à mesa. Você sabe?
Não na mesa de sua casa, é claro....rsss
Mas não poderá evitar ser convidado para um almoço ou jantar em casa de amigos. Ou da namorada....
Você chega, todas os olhares parecem estar seguindo cada movimento seu (e na maioria das vezes estão!).
Você se sente um bicho estranho...

E começa o jantar!
E você vai se sentindo meio que deslocado.......mil perguntas chacoalham dentro de sua cabeça: pode isso? não pode aquilo?

Vamos então esclarecer algumas dúvidas comuns:

1 - Pode repetir a comida?

Procure colocar o suficiente no prato (não fazer uma montanha!), mas evite repetir a comida, principalmente a sobremesa. A não ser que esteja em casa de pessoas muito íntimas.

2 - E se você não gostar da comida?


Você não é obrigado a comer tudo. Mas vai ter que provar... e sorrir! É de péssimo gosto recusar algum prato oferecido pelos donos da casa, mesmo que não goste. Disfarce, jogue alguma coisa embaixo da mesa sem ninguém notar, coloque outro tanto dentro do guardanapo e feche... mas não deixe muita coisa no prato!


3 - Deve levar presente aos donos da casa??


Você não é obrigado a levar nada. Mas se quiser agradar, faça um sacrifício: leve um bom vinho ao dono da casa, e flores à dona da casa. Vai agradar, mesmo que a família te ache um brucutu!

4 - Pode comer algumas coisas com as mãos?

A não ser que sejam salgadinhos e canapés, não arrisque colocar a mão em prato algum. É super feio! Aprenda rapidinho a usar os talheres inclusive para pratos dificeis, mas não pague esse mico!

5 - Pode sair da mesa assim que acabar de comer e ir para outro local da casa namorar??

Não pode não! Mesmo que a sua namorada seja a pessoa que o convidou. Nunca se levante da mesa antes dos donos da casa. Se isso for muito urgente, peça licença a um deles.

6 - Como deve se vestir para o jantar?

Com naturalidade. Sempre.
E leve em conta a família que vai visitar. Não alugue um terno para jantar em casa de pessoas mais simples. Não vá de bermuda e chinelão jantar em casa de um executivo.

7 - Pode beber o que for oferecido?

Em primeiro lugar, vão ser oferecidos diversos tipos de bebida. Não beba tudo, se o seu corpo não aguenta beber nada. A sua imagem irá para o brejo após o 4º copo, pode ter certeza!

8 - Conversar bastante ou ficar na sua?

Se você ficar calado, passará a impressão de não estar gostando de nada! Mas se resolver conversar, evite puxar assuntos polêmicos que possam suscitar discussões e brigas no jantar. Temas como Religião, Política, Sexo, Futebol, etc, deixe para conversar na rua... ou na sua casa.
Acompanhe os donos da casa nos assuntos que puxarem, mas se os assuntos puderem gerar mal entendidos, desconverse, mude de assunto disfarçadamente, fique em cima do muro......ou, na pior das hipóteses......se insistirem em saber de sua infância, seu primeiro casamento, quanto você ganha, etc e tal.....vale tudo! Derrube um copo no chão distraidamente, caia da cadeira, vá ao banheiro.....mas não dê corda ao assunto perturbador!

E por hoje é só,garotos!!! Espero que tenham gostado das dicas!
Na próxima falaremos de FÉRIAS, HÓSPEDES e o que fica bem e o que não fica...
Bjinhos e até lá!